A capacidade da passiflora de atuar em nosso sistema nervoso central rearranjando os neurotransmissores faz dela uma importante aliada no sentido de diminuir a tensão muscular e pressão arterial.
Melhora a respiração e ainda age na produção de serotonina, contribuindo para a sensação de bem-estar.
Quem não conhece alguma pessoa que faz uso de medicamentos para ansiedade, para dormir ou para depressão? É raro encontrar alguém que não faz uso de alguns desses medicamentos e sofrem com diversos efeitos colaterais.
Os nossos antepassados, mesmo sem nenhum embasamento cientifico, já sabiam que a solução era a passiflora, este efeito tranqüilizante, cientificamente comprovado é indicado para a síndrome da ansiedade, distúrbios do sono, angústia, irritabilidade, estresse, depressão, tensão pré-menstrual e estados tensionais do climatério. Um relaxante que acalma o corpo e a mente.
A passiflora, gênero botânico pertencente à família "Passifloraceae" com mais de 500 espécies de plantas, é rica em alcalóides indólicos e flavonóides.
Não apenas o seu fruto é medicinal, mas suas folhas e raízes possuem maracugina, passiflorina e calmofilase, princípios ativos muito utilizados como sedativos, antiespasmódico, antiinflamatório e depurativo.
Comprovadamente, a passiflora, ou "flor-da-paixão" e um calmante natural por este motivo é aconselhada para casos de insônia e nervosismo, por ser um relaxante natural e gerar a sensação de bem-estar, induz a pessoa a um estado de concentração excelente para estudos e realização de trabalhos minuciosos.
Isso também significa que será um agente inimigo do cansaço do corpo garantido que o mesmo repouse em total plenitude.
Para quem sofre com o estresse causado pela correria do dia a dia, se torna uma aliada indispensável, acalmando os nervos, o raciocínio e relaxando o corpo por completo.
Nesta mesma linha é muito utilizada contra a hiperatividade e até mesmo mal de Parkinson. Há ainda quem faça uso da passiflora cotidianamente mesmo sem apresentar nenhum dos sintomas acima, isso se dá graças a sensação de tranqüilidade e satisfação proporcionada.
Benefícios:
-Também é recomendada para os casos de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), assim como para tratar os batimentos cardíacos irregulares;
-Rica em fibras, vitaminas A e C e do complexo B. Além disso, apresenta boa quantidade de sais minerais tais como cálcio, ferro, potássio, fósforo e sódio;
-Usada para amenizar crises nervosas e neurastênicas, espasmos e excitação nervosa, asma, fadiga, inquietação, ansiedade e insônia;
-Apresenta propriedades sedativas calmantes e relaxantes, antioxidantes, antiinflamatórias e digestivas;
-Amenizam os efeitos da menopausa, tal como inquietação e nervosismo;
-Ajuda a manter as células do cólon saudáveis;
-Prevenção e combate contra o câncer;
-Aumento da hemoglobina no sangue;
-Suporte ao sistema imunológico;
-Melhora a densidade dos ossos;
-Regula a pressão sanguínea;
-Melhora a saúde dos olhos;
-Beneficia a circulação;
-Melhora a digestão.
Propriedades: Ingredientes:
No geral, a passiflora pode ser consumida através de encapsulados uma maneira mais simples e fácil de adquirir todos os benefícios promovidos por esta dádiva da natureza.
Há diversas espécies de flor de maracujá, tais como a "Passiflora edulis", oriunda do maracujá azedo, a "Passiflora alata", resultante do maracujá doce e a "Passiflora incarnata", uma das mais conhecidas. Entretanto, seus benefícios são idênticos.
Os efeitos calmantes são devidos a sua composição, que inclui flavonóides (crisina e benzoflavona) aliados aos alcalóides. Juntos, eles têm capacidade depressora do sistema nervoso, contribuindo para a sedação.
Um dos questionamentos envolvendo a passiflora é se ela emagrece. Na verdade ela não age diretamente na perda de peso, uma vez que não serve para queimar gordura ou inibir os chamados centros da fome.
Mas o fato de ser um ansiolítico e sedativo natural pode auxiliar no controle da compulsão, reduzindo o consumo de alimentos.
Lembrando ainda que os altos níveis de estresse favorecem a liberação do cortisol, um hormônio que estimula o acúmulo de gordura, especialmente a abdominal.
O excesso de ansiedade ou estresse resulta muitas vezes em perda do controle alimentar em momentos adversos. Dessa maneira, a passiflora pode ajudar a modular o problema, colaborando com o processo de redução de medidas.
Foi feita uma pesquisa pela Unicamp, que estudou quatro variedades do fruto, incluindo o azedo, mais comum e os benefícios foram constatados por pesquisadores e nutricionistas, que afirmam que ele também reduz a absorção de glicose e combate o colesterol ruim.
A passiflora contém um vermífugo natural, tem efeito cicatrizante, possui a capacidade de impedir o crescimento de alguns tipos de câncer, estimula a digestão, aumenta a função imunológica, melhora a visão, auxilia na saúde da pele, regula o equilíbrio de líquidos no corpo, equilibra a pressão arterial, aumenta a circulação e melhora a densidade óssea.
Ingredientes:
Maracujá em pó.
Composição da cápsula: Gelatina e umectante glicerina.
*Compostos feitos com passiflora, em geral podem ser usados por gestantes, crianças e idosos, sempre sob orientação de um médico.
*Ela é contraindicada para pessoas com hipotensão arterial (pressão baixa).
*Indivíduos que já tomam calmantes e sedativos devem evitar o consumo, pois a ação dos medicamentos é intensificada e o ritmo cardíaco pode cair.
Sugestão De Uso:
Tomar quatro (04) Cápsulas ao dia.
Não contém glúten.
Registro MS: 6.4643.0101.001-8
Fabricante:
Grupo Melcoprol - Serviço de informação ao consumidor: (27) 3752-3500
